segunda-feira, 13 de maio de 2013

Modele seu corpo com Pilates turbinado


É pensando no verão – e, principalmente, no corpo que será exibido por aí – que alunos que não se adaptam aos tradicionais exercícios da academia, estão buscando as novas modalidades de pilates. Há para todos os gostos: ficar suspenso por cordas, exercícios realizados no solo, na esteira, em grupos e até misturado com dança e artes marciais.  

Uma das novidades em Vitória é o pilates suspenso, que é uma adaptação do TRX (sistema de treinamento em suspensão), que faz o uso do peso corporal permitindo muitos exercícios funcionais. “Neste sistema de treinamento, o professor adapta os exercícios do pilates para o uso do acessório, que é a corda. Trabalha respiração e postura corporal”, explica Gisely Machado, instrutora da modalidade na Azen academia.  

Na aula, que tem duração de uma hora, o aluno pode perder até 400 calorias. “Entre os benefícios da modalidade estão a força, resistência muscular, equilíbrio e coordenação motora. O bom é que trabalha com o peso corporal, e em termos de definição muscular é uma boa opção. É quase uma aula inteira forçando o abdômen”, ressalta Gisely. 

A personal trainer Camila Pimentel Bottoni, 23 anos, também destaca a importância do pilates – atividade que pratica há cerca de um ano. “Como faz parte da minha atividade profissional, sei que o quanto é importante para o bem-estar e para o fortalecimento muscular”.

As razões para se buscar o pilates são as mais variadas. Há desde os desejos de esculpir o corpo (inspirados por celebridades como a cantora Madonna, que credita parte de sua boa forma à técnica) até os interessados em exercícios capazes de ajudar na prevenção ou na recuperação de problemas, como dores e lesões. 

Ao compreender o trabalho muscular realizado durante os movimentos, foram criadas novas modalidades dos exercícios e aparelhos capazes de estimular os músculos, inclusive os mais profundos e, em geral, pouco acionados no cotidiano. Os resultados são impressionantes. 

Em grupo

Na Bodytech, as aulas são de Mat pilates, que são exercícios realizados no solo e que ativam a musculatura profunda do abdômen e fortalecem e definem a barriga de forma rápida, equilibrada e sem sobrecarregar a coluna vertebral. 

“As aulas são em grupos de 25 pessoas. Na maior parte do tempo, o exercício é feito no solo sem nenhum tipo de equipamento, usando a força do próprio corpo. Mas também podem ser utilizados bola, faixa elástica e bosu (meia bola). Perde-se cerca de 400 calorias por aula”, explica a professora Elineide Brand Klein. 

Já o Allegro Fit trabalha os princípios básicos do pilates de forma mais dinâmica. Movimenta-se todas as partes do corpo e músculos, principalmente a musculatura mais profunda, quase de uma única vez. O equipamento ajuda a queimar calorias e, ao mesmo tempo, a melhorar o tônus muscular. 

“O corpo fica mais definido, e as medidas são perdidas de formas mais rápida. O abdômen também é tonificado”, explica Gisely Machado. 

Em grupo de cinco pessoas, os mesmos exercícios são feitos por todos os alunos na sala. Numa continuidade e sincronia bem diferente do pilates tradicional.
Lista de boas opções
Pilates suspenso 
É uma adaptação do TRX (sistema de treinamento em suspensão), que faz o uso do peso corporal permitindo muitos exercícios funcionais. Neste sistema de treinamento, alguns exercícios se assemelham ao original 

Mat Pilates
São exercícios realizados no solo e que ativam a musculatura profunda do abdômen e fortalecem e definem a barriga de forma rápida, equilibrada e sem sobrecarregar a coluna vertebral

Allegro Fit
Em grupo de cinco a dez pessoas, os mesmos exercícios são feitos por todos os alunos 
com sincronia 

Xtend Barre
A nova modalidade de exercícios une os princípios do pilates e os movimentos do balé. Já é sucesso nos Estados Unidos e está ganhando espaço em academias de várias cidades

Pilates + jazz + boxe
Quando a dança e luta são adicionados ao método, numa aula que trabalha força, resistência, aeróbico, flexibilidade e equilíbrio e queima pelo menos 400 calorias

Pilates no power plate
A aula acontece na plataforma vibratória, abdominal, elevação pélvica, prancha e outros exercícios do pilates ficam mais intensos e aceleram o ganho de tônus muscular 

Pilates walker
O pilates é feito na esteira. O gasto calórico é 35% mais alto do que na caminhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário