terça-feira, 14 de maio de 2013

Aposte nos exercícios de Pilates para aliviar o estresse do dia a dia


No ranking mundial do Instituto Nielsen, as mulheres brasileiras estão em quarto lugar no ranking das mais estressadas do mundo - perdendo apenas para as indianas, mexicanas e russas. E, segundo a universidade de Yale, nos EUA, o estresse aumenta a circunferências abdominal, enfraquece o sistema imunológico e pode até prejudicar o cérebro. O que fazer, então, para driblar este inimigo? A resposta pode estar no pilates.

Segundo a educadora física e instrutora de pilates Gisely Machado, os princípios específicos do exercício, como a respiração e a concentração, ajudam a aliviar o estresse.

Ela explica que o próprio ambiente onde é praticado o exercício, que é mais tranquilo e com músicas suaves, favorece esse relaxamento.

Mas a instrutora garante que os benefícios do pilates podem ser sentidos em qualquer lugar. Mesmo aqueles feitos em casa - como os que ela recomenda abaixo - podem aliviar o estresse em poucos minutos.

“Como você faz muito trabalho de alongamento, soltando a musculatura, a tendência é reduzir a ansiedade e deixar o corpo mais leve. Como a maioria dos alunos faz aula 2 vezes por semana, sempre indicamos alguns alongamentos e exercícios de respiração para serem feitos em casa”, conta.

Exercício

Além do alongamento e dos exercícios de respiração, o pilates também pode ser usado para fortalecimento da musculatura e como substituto da atividade física. “O pilates é um método que pode ser voltado tanto para a reabilitação quanto para o condicionamento físico”, afirma Gisely.

E, como todo exercício, ajuda na liberação de endorfina - que também combate o estresse. “O pilates traz os benefícios que qualquer modalidade pode oferecer. Além disso, fortalece a musculatura, melhora a postura e também ajuda a aliviar os problemas de dores nas costas”, diz.

Então, falta de tempo e de dinheiro não são mais desculpas para deixar o estresse dominar você. Separe alguns minutinhos em casa - antes ou depois do trabalho - e relaxe! Seu corpo e sua mente agradecem.

Você pode fazer em casa
Exercícios, alongamento, pilates1. Alongamento de membros inferiores
Deitado de barriga para cima, o pé direito no solo e a perna esquerda esticada para cima. Envolva o pé esquerdo com uma toalha e puxe-a trazendo a perna em direção ao tronco, alongando a parte posterior desta perna. Em seguida, direcione a perna ora para um lado, ora para outro. Em cada posição, segure por 20 segundos. Repita com a outra perna



Exercícios, alongamento, pilates2. Ponte

Deitado de barriga para cima com os joelhos flexionados e pés no solo, expire e leve os quadris em direção ao teto, descolando devagar as costas do chão. Inspire no alto, mantendo a ponte, e expire voltando ao chão, colocando vértebra por vértebra da coluna no piso. Faça 10 repetições





Exercícios, alongamento, pilates3. Respiração

Você pode até começar por ele, se quiser. Inspire sempre pelo nariz e expire pela boca, profundamente. É como torcer uma toalha molhada, tentando extrair dela a última gota de água. Você pode sentir melhor se usar uma toalha. Coloque-a ao redor do tronco, embaixo das costelas, experimentando a tensão ao inspirar e expirar. Tente sempre relaxar a região da nuca, ombros e garganta. Faça 10 vezes


Exercícios, alongamento, pilates4. Alongamento da coluna

Sentado sobre os ossos do quadril, estique as pernas. Expire e leve o tronco e os braços para frente. Inspire para voltar a posição inicial. Repita por 10 vezes







Exercícios, alongamento, pilates5. Rolamento para baixo

Em pé, inspire alongando a cabeça em direção ao teto, expire para iniciar um rolamento para baixo, levando as mãos em direção ao chão. Inspire embaixo e expire para iniciar a volta, desenrolando a coluna vértebra por vértebra

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário