terça-feira, 14 de maio de 2013

Escolha do instrutor faz a diferença no método pilates


Os benefícios do pilates transformaram o método em um sucesso, levando a abertura de vários estúdios. Junte-se a isso a divulgação da modalidade feita por famosos que a praticam e a expansão dessa atividade tornou-se ainda maior.
Com isso, a demanda por instrutores também cresceu. Porém, essa fama do método pode colocar em risco a saúde de pessoas que, motivadas por tudo o que se fala sobre a modalidade, matriculam-se em estúdios que não contam com profissionais habilitados para orientar os exercícios. 
Além da questão da formação, outra preocupação é que as pessoas que mais são atraídas a praticar o pilates são aquelas que têm algum problema como dores na coluna ou são sedentárias e buscam uma nova opção de atividade física. “São justamente as pessoas que precisam ter mais cuidado na hora de escolher um estúdio para começar a fazer pilates, já que podem ganhar uma lesão ou agravar algum problema que já possuam. Por isso é importante se informar sobre os instrutores e sua formação antes de se matricular e começar as aulas”, fala a educadora física e especialista em pilates Gisely Machado. 
Ela explica que o método realmente ajuda a prevenir e tratar problemas de coluna e outros, mas ressalta que o instrutor precisa estar preparado para trabalhar com reabilitação e com públicos específicos como gestantes e idosos, de forma que essas pessoas realmente possam se beneficiar com a atividade. “As aulas têm que ser adaptadas para cada aluno, respeitando seus limites e suas lesões”, fala a educadora. 

Gisely Machado destaca ainda que caso o futuro praticantes de pilates tenha alguma limitação e/ou lesão, deve consultar o médico especialista para saber se a atividade é adequada para ele. Além disso, deve informar o instrutor sobre sua condição física, inclusive apresentando exames realizados, como ressonância magnética.  

Tomando os cuidados necessários, é só aproveitar os inúmeros benefícios que o pilates proporciona como fortalecimento do corpo, especialmente da musculatura abdominal; aumento da flexibilidade e desenvolvimento da consciência corporal e da coordenação, por exemplo. 

Benefícios

O método também ajuda a descomprimir lesões na coluna; prepara áreas enfraquecidas para a reabilitação; deixa as articulações mais móveis; desenvolve os músculos que suportam a coluna, aliviando dores crônicas na região; eleva a capacidade de contração muscular; aumenta a densidade óssea; melhora a postura; aumenta a capacidade respiratória e cardiovascular e auxilia no tratamento de complicações nos joelhos, ombros e panturrilhas em situações como acidentes de carro, após a realização de cirurgias e, ainda, no pré e no pós-parto.

Imagens: Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário