segunda-feira, 13 de maio de 2013

Como conquistar o público masculino nas aulas de Pilates



Se fizermos um levantamento em alguns Stúdios de Pilates para descobrir qual o gênero que predomina nas aulas, iremos encontrar uma proporção em média de 80% para o público feminino e 10% para o público masculino. Porquê os homens ainda não descobriram as vantagens do Pilates?

Geralmente o público masculino ainda enxerga a técnica somente como uma proposta de reabilitação, deste modo, quando o objetivo é o ganho de força, resistência e condicionamento físico a musculação parece ser a melhor opção. Entretanto, eles ainda não se deram conta da importância de se desenvolver a força associada ao alongamento, que um músculo forte é também um músculo alongado. 

Segundo Julian Littleford, especialista em Pilates e membro da PMA, existem algumas dicas importantes para conquistarmos o público masculino para nossas aulas de Pilates. 

1. Agende homens no horário que tenham outros homens.

Os homens geralmente têm uma certa desconfiança e curiosidade ao ver os equipamentos e exercícios do método pela primeira vez. Com isto em mente, tente trazer um novo cliente do sexo masculino quando já houver pelo menos um outro homem no estúdio. Isso realmente ajuda a impedir qualquer resistência, pois ele não se sentirá só ou diferente já que a predominância na sala é do público feminino.

2. Deixá-lo se exercitar inicialmente como ele acha que deve.

Geralmente os homens acreditam que os exercícios devem ser intensos e exaustivos, principalmente se houver outro homen malhando no mesmo horário, às vezes há um pouco de competição no ar (quem consegue pegar mais peso). Quando surgem estas situações, deixe-o fazer como ele acredita estar certo e em seguida, mostre-o de outra forma, ensine-o a controlar a respiração, alinhamento e centro, que aos poucos ele perceberá que o que importa não é a quantidade e sim a qualidade.

3. Mostre-lhe o lado masculino de Pilates.

Quando comecei a dar aulas de Pilates, a maioria dos professores eram mulheres, que eu achei surpreendente, pois o sistema foi originalmente criado por um homem, no entanto, acho que como um dançarino reabilitando de uma patologia congênita do quadril, fui atraído para este sistema de exercícios baseados em movimentos. Às vezes penso que os homens vêem o sistema como uma forma mais feminina de exercícios. É compreensível a maior parte do DVDs de Pilates, propagandas e professores são mulheres. Em geral eu acho que os homens não gostam de se socializar enquanto se exercitam. Eles querem um bom treino, querem ajudar a aliviar a dor, e eles querem fazer isso de uma forma segura e eficaz. Mantê-los em movimento, que vai suar um pouco, e que sintam seus corpos funcionou!

4. Mostre a ele como o método vai ajudá-lo no campo, quadra ou atividades esportivas.

O atleta profissional masculino também pode ser um desafio. Eles geralmente vivem com um calendário apertado de competições e precisam ver os benefícios a curto prazo. Eu tento mostrar-lhes como o sistema de Pilates vai melhorar as coisas que são necessárias para executar e realizar a sua atividade esportiva. Eu dou-lhes exercícios que se assemelham aos movimentos que são obrigados a fazer no esporte.

5. Dê-lhe tempo.

Ao colocar um programa conjunto para os homens, eu tento arduamente corrigir desequilíbrios musculares, mas também tento melhorar a sua postura e consciência corporal. A minha intenção para com eles é trabalhar o seu corpo como um todo ao invés de grupos musculares individuais. Com o tempo, eu sou capaz de introduzir os mais finos e sutis resultados da técnica. Isso leva tempo e eu gosto de dar o tempo necessário para o homem sentir alguma propriedade em seu trabalho de Pilates.

É o meu sentimento, que bons professores de qualquer disciplina, tenham a capacidade de "compreender" os seus alunos. Eles devem ser capazes de se adaptar ao temperamento individual, e ainda ensinar sua sessão prevista, mas com grande consciência de seu quadro de alunos da mente e do particular, sublinha que trazem com eles dentro do estúdio. Ser constante na qualidade do trabalho, desafio e reconhecendo o trabalho bem feito, é um bom caminho para o ensino de Pilates para os homens.

Fonte: matéria escrita por Julian Littleford, especialista em Pilates e membro da PMA
Fotos: google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário