quarta-feira, 15 de maio de 2013

A importancia na escolha dos cursos de Formação em Pilates

A PMA (Pilates Method Alliance) foi formada em 2001 como uma associação profissional 
para a comunidade de Pilates. Seu objetivo era fornecer uma organização internacional para conectar professores, formadores de professores, estúdios e instalações dedicadas a preservar e valorizar o legado de Joseph H. Pilates e seu método de exercício, estabelecendo normas, incentivando a unidade e promover o profissionalismo.

Na última década, os professores de Pilates de todo o mundo têm trabalhado em conjunto para criar uma comunidade unida, para compartilhar conhecimento e informação, e mais importante, para estabelecer a prática do ensino de Pilates como profissão . Para o efeito, em 2005, o PMA lançou o único exame de certificação profissional de terceiros no setor de Pilates.
Para ser um PMA Certified Pilates Teacher não é tão simples. Necessita-se fazer o exame da PMA, o qual é composto por um questionário de 150 perguntas de múltipla escolha desenvolvido para medir as habilidades e conhecimentos ao finalizar o programa de treinamento integral de professores de Pilates que possua o mínimo de 450 horas de leitura, observação, prática personalizada de Pilates, aprendizagem, ensinamento supervisionado a estudantes, rotina de Pilates que incluem exercícios no: Solo (Mat), Cama (Reformer), Trapézio (Cadillac), Barril (Barrel), Cadeira (Chair) e Ped-o-Pull. A finalização do programa de treinamento para professores, significa completar todos as exames finais e avaliações que o programa proporciona. A finalidade do exame é validar a competência básica e segurança do ensinamento de Pilates e que sirva como credencial padronizada para os especialistas que querem fazer desta sua profissão. As regras são rigorosas a iniciar pela exigência de uma formação com carga horaria minima de 450h em um único curso e/ou comprovação de 720h de trabalho em um Estúdio de Pilates.
A ABRAPI (Associação Brasileira de Pilates), foi formada em 2008 por pessoas renomadas na área e que tem como objetivo unir pessoas que exerçam funções especializadas do Método Pilates estimulando seu aprimoramento, a multiplicação dos conhecimentos e a investigação científica relacionada ao método.
Também é uma preocupação da ABRAPI a proliferação cursos pelo pais que não tenham uma carga horaria minima necessária para a formação de profissionais qualificados para atuar com o método pilates. Deste modo, ficou decidido que a carga horaria minima para o curso de formação e de 360h. Esta carga horaria ainda esta em discussão e os cursos que não a possuem terão até 3 anos para se adaptar. E segundo a PMA, o instrutor de um curso de formação deve ter no minimo 10 anos de experiência de ensino no método pilates.
Deste modo, se você atua com o método pilates ou busca por uma formação na área  fique atento a carga horaria do curso escolhido, ao curriculum dos ministrantes e se o curso exige estagio pratico.
A busca por cursos Express pode ser uma boa escolha para alguns profissionais, mas infelizmente  os alunos praticantes de pilates podem estar em risco.
Onde fazer o exame de certificaçãohttp://www.nanopilates.com.br/cursos_ExamePMA.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário