terça-feira, 25 de junho de 2013

O risco de lesões ao executar a Mermaid no Reformer

Recentemente em um curso, uma aluna questionou a forma correta de realizar a mermaid no reformer. Um questionamento bem oportuno, haja vista que percebo alguns erros dos nossos próprios alunos durante a execução do exercício acima citado.

O principal objetivo da mermaid é a mobilização da coluna em flexão lateral e uma das consequências do movimento é o alongamento do tronco em seu lado convexo.
Na pratica diária percebo a necessidade que nossos clientes tem de realizar exercícios com grandes amplitudes e aplicação de força, entretanto, todo instrutor sabe que em se tratando do método pilates, nem muito pouco, nem em excesso!

Geralmente o aluno imprime muita força ao empurrar a barra de pés, afastando demasiadamente o carrinho.
Padrão errado de movimento
Desta forma, o ísquio do lado esquerdo se afasta do carro, ocorre a perda do alongamento axial com o aumento da sobrecarga na coluna (aumenta a carga de compressão do lado concavo e de tensão do lado convexo). Com o afastamento do carro, projeta-se o peso do tronco sobre o ombro direito,  nesta posição há um aumento da sobrecarga na articulação glenoumeral, impactando a bolsa subacromial, comprimindo o tendão do supra espinhal, o que pode acarretar inúmeras lesões tais como bursite e tendinites. 

A forma correta de realizar a Mermaid no Reformer é sentado sobre o carro, de lado para a barra de pés, as pernas podem ficar na posição do "Z", ou em caso de limitações para esta posição, podemos adaptar para joelhos flexionados ou com os pés no solo. Apóie o calcanhar da mão na barra de pés. Procure manter os ísquios conectados com o carro. Enquanto inspira, emita uma leve pressão na barra para que todo o braço empurre suas costelas para dentro, realizando a flexão lateral da coluna. Leve seu braço esquerdo para cima e a frente, gerando uma grande curva em "C", enquanto abre as costelas do lado esquerdo como um grande leque. Procure manter o alongamento axial enquanto realiza a flexão lateral.

Posição inicial da Mermaid (Sereia) 
Execução correta

Imagens: Arquivo pessoal
Modelo: Mariana Carrareto Moraes de Oliveira
Referências:
-Blandine Calais-Germain, Anatomia para o Movimento, 2010.
Hamill e Kathleen M. Knutzen - Bases biomecânicas do Movimento humano, 2012.



2 comentários: